Se você é um dos 25% dos homens que começam a ficar carecas aos 30 anos, as coisas podem parecer bastante sem esperança. No entanto, se o seu cabelo está acabando no buraco da tomada todas as manhãs, pode não ser tão ruim quanto você pensa. Diz a equipe Gazeta Mineira.
Para começar, pesquisadores da Universidade de Manchester, escrevendo no PLOS Biology , afirmaram que um medicamento originalmente destinado a tratar a osteoporose poderia eventualmente fornecer uma cura para a calvície.
Enquanto todos esperamos por isso, e antes que você pague as despesas de um transplante de cabelo , dê uma olhada na nossa lista das dez coisas que você precisa saber sobre a perda de cabelo. Siga estas regras e você pode manter seus cadeados indomáveis por mais algum tempo ainda.

1. Como saber se você vai ficar careca
Essa não é uma pergunta tão boba quanto parece. Perder o cabelo não é o mesmo que ficar careca. A calvície masculina é uma condição genética, enquanto a perda de cabelo por si só pode ser causada por uma variedade de fatores.
Se você está perdendo pedaços de cabelo de maneira aparentemente aleatória, pode ter alopecia , uma condição em que uma pessoa (homem ou mulher) perde pedaços de cabelo de partes do corpo. Em casos extremos, isso pode afetar todos os pelos do corpo. Acredita-se que a alopecia tenha fatores hereditários e autoimunes (onde o corpo ataca a si mesmo por engano). Não é o mesmo que calvície masculina.
Se a sua perda de cabelo ocorre em um padrão de recuo mais regular, geralmente das têmporas e da coroa da cabeça, é mais provável que você tenha calvície masculina . Mas lembre-se – a maioria dos homens fica careca. Não é nada para ter medo ou vergonha.
2. Com que rapidez vou perder meu cabelo?
A perda de cabelo masculina começa em algum momento nos anos 20, mas normalmente leva de 15 a 25 anos para ficar careca. Metade das pessoas de cinquenta anos são bastante carecas. No entanto, alguns homens ficam carecas em menos de cinco anos. É quase impossível colocar um dedo em quanto tempo o processo levará.
3. Por que estou perdendo meu cabelo? É Genético?
Se você tem calvície masculina, está perdendo cabelo porque seu corpo está se tornando cada vez mais sensível aos hormônios sexuais masculinos chamados andrógenos. A extensão em que seu couro cabeludo é afetado por esse processo é hereditária.
Você também pode perder o cabelo devido a doenças ou procedimentos cirúrgicos, circunstâncias estressantes , alterações nos níveis hormonais e infecções no couro cabeludo. Mas em muitos casos a queda de cabelo não é permanente.

4. A calvície é causada por estresse emocional ou frustração sexual?
Alguma perda de cabelo está associada ao estresse, embora a calvície masculina seja uma condição genética encontrada em muitos homens. Se você perceber que seu cabelo está caindo aos pedaços ou em momentos imprevisíveis, é mais provável que seja o sintoma de outra coisa. Isso pode estar relacionado ao estresse, mas é improvável que seja causado por frustração sexual . A melhor coisa a fazer é consultar o seu médico para um check-up.
5. Existe alguma coisa que eu possa fazer para impedir que meu cabelo caia naturalmente?
Todo mundo perde cabelo naturalmente e é normal que o cabelo fique um pouco mais fino quando você envelhece. Mas a verdade é que a perda de cabelo de padrão masculino é uma condição genética que não pode ser totalmente interrompida.
Existe uma condição chamada Alopecia de Tração , que é causada por puxar ou tensão constante dos cabelos por um longo período. Você também não precisa ser arrastado pelo chão pela cabeça para sofrer com isso – se você costuma usar tranças apertadas, principalmente trancinhas ou rabos de cavalo apertados, é mais provável que tenha Alopecia por tração. Portanto, tente não puxar o cabelo excessivamente. Alguns especialistas também recomendam o exercício como uma boa maneira de manter um cabelo saudável.
6. Como posso tratá-lo?
A calvície é um processo natural. Em primeiro lugar, você precisa se perguntar se realmente quer ‘tratá-lo’ ou se pode encontrar uma maneira de aceitá-lo, em vez de tentar camuflar carecas ou recuperar completamente o cabelo. Se você deseja tratamento, existem dois medicamentos que podem ajudar.
- A loção de minoxidil (força regular Regaine ou força extra Regaine) é aplicada duas vezes ao dia no couro cabeludo. Não disponível sob prescrição do NHS, mas pode ser adquirido sem receita. Cerca de 60 por cento dos pacientes se beneficiam disso em graus variados. Seus efeitos começam a desaparecer assim que é interrompido.
- Finasterida (Propecia) é um medicamento tomado em forma de comprimido que bloqueia parcialmente os efeitos dos hormônios masculinos (um ‘antiandrogênio’). Propecia demonstrou interromper a perda de cabelo e promover o crescimento do cabelo do couro cabeludo em aproximadamente 80% dos pacientes após três a seis meses. Os benefícios do tratamento também param quando você para de tomar a medicação. Disponível apenas com receita médica e está disponível em algumas listas de confiança de cuidados primários do NHS para determinadas condições.
Você também pode considerar a cirurgia estética, que é uma maneira confiável de substituir o cabelo perdido. Os métodos incluem transplantes, reduções do couro cabeludo e cirurgia de retalho – embora todos sejam soluções caras a longo prazo.
7. O que acontecerá se eu tratar minha queda de cabelo? Quais são os possíveis efeitos colaterais?
- Loção de minoxidil: Os efeitos colaterais comuns são irritação no couro cabeludo e na pele. Mais raramente pode causar alterações na cor e textura do cabelo.
-
Finasterida: Efeitos colaterais perceptíveis são incomuns, mas às vezes o medicamento pode causar erupções cutâneas e uma pequena proporção de usuários pode apresentar redução da libido, problemas de ereção ou sensibilidade nos seios e/ou mamilos.

8. O estresse me deixará careca mais rápido?
O estresse pode causar queda de cabelo, mas a perda de cabelo causada pelo estresse raramente é permanente. Se o estresse acelera o processo de calvície hereditária é desconhecido.
Existe uma forma de perda de cabelo que pode ser causada por estresse severo chamada eflúvio telógeno , que interrompe o ciclo de crescimento dos folículos capilares, causando queda de cabelo. Mas, a longo prazo, esse processo deve se corrigir.
9. Sofrerei algum problema psicológico como resultado de ficar/ficar careca?
Alguns homens têm um medo genuíno de ficar careca e isso pode causar altos níveis de estresse , baixa autoestima, redução do desejo sexual e até depressão . Mas se você entender as causas e aceitá-las, terá muito mais chances de vencer esses medos. A maioria dos homens sente uma perda momentânea de confiança quando percebe que está perdendo cabelo, mas isso geralmente é superado rapidamente. A única maneira de garantir que você não sofrerá problemas psicológicos é enfrentar a realidade da calvície e aceitá-la ou procurar um tratamento que funcione para você.
10. O resto do meu cabelo vai cair (ex: sobrancelhas, cílios)?
Não. Apenas os cabelos do couro cabeludo são afetados pela calvície masculina. Outras áreas, como barba ou axilas, podem ser afetadas pela alopecia.